Nem React, nem VueJs. Saúde deve ser uma prioridade

Uma conversa séria de um dev que se arrepende de algumas escolhas.

Introdução

Então pessoal, meu blog não é só um blog de desenvolvimento, mas também um local que eu tenho para escrever sobre tudo das minhas experiências, porque acho que algo técnico vocês podem encontrar em mil lugares, mas as vezes, algumas experiências são mais difíceis de achar.

Quando eu escrevi sobre o meu processo da Toptal, eu falei que fiquei super nervoso e ansioso, ficava com medo de não passar. E muita gente disse que era interessante ver esse "lado humano" de pessoas que usam como exemplo na área (apesar de eu não me achar exemplo de nada...)

Hoje eu venho falar sobre uma coisa que nós como desenvolvedores praticamente não discutimos, que é a saúde.

Devo focar em React? Angular? VueJS? Mas e a saúde?

Essas são as perguntas da maioria dos programadores, né? E para isso, o que nós fazemos? Viramos noites e noites, muitos tomam litros de café para ficar acordados, outros até energéticos, que acabam até criando arritmias... E nessa busca desenfreada de aprender tudo, de se tornar o melhor, a gente nem pensa na saúde, mas precisamos lembrar de uma coisa.

Um dia o corpo cobra e às vezes o preço é caro demais.

Já se perguntou quantas vezes você se preocupou com a sua saúde? E quantas vezes se preocupou em aprender linguagem X? Não estou falando que é para você virar um hipocondríaco maluco, achando que está doente sempre e que precisa se cuidar 500% do tempo. Mas é para se preocupar sim!

Saúde mental e física!

Há algum tempo, vários artigos tem aparecido sobre saúde mental e como um descanso e terapia são necessários nessa nossa área, que é tão estressante. Aliás, se você tem passado por alguns momentos complicados, tente pensar sobre isso. Vou listar aqui, alguns artigos bem legais sobre isso, recomendo a leitura:

Mas não é só da nossa cabeça que precisamos cuidar, é importante cuidarmos do resto do corpo também. E isso consiste em quê?

Ir ao médico

  • Faça exames periódicos (check-ups).
  • Caso sinta qualquer coisa, não hesite em ir ao médico (não deixe as coisas para depois).

Ter uma vida mais saudável

  • Faça uma alimentação adequada, se necessário, vá a um nutricionista.
  • Beba água! Qualquer coisa, use um app para ajudar.
  • Faça exercícios regularmente (não precisa ser marombeiro, mas caminhadas regulares ou outro exercício que lhe traga prazer).
  • Tenha boas horas de sono (a maioria de nós tem hábitos noturnos, mas preze por 7h de sono, só assim seu corpo irá se recuperar). Tem app para monitorar seu sono também.
  • Evite trabalhar por muitas e muitas horas sem descanso. Pequenas pausas são necessárias.

Para quem trabalha remoto

  • Procure uma cadeira confortável para você (verifique com um ortopedista qualquer coisa).
  • Evite ficar horas direto sentado, levante, pegue um ar e volte.
  • As vezes trabalhe em outro local que não sua casa, é importante ver pessoas (por mais que você ache que não).

Conclusão

Bom, alguns de vocês já devem ter captado a mensagem, mas outros devem estar se perguntando porque estou escrevendo isso. Nos últimos tempos, eu estou tendo vários problemas de saúde e muito de tudo isso, se deve a um total descuido com a minha saúde. Eu sempre estive mais em busca de conhecimento e melhoramento, mas deixava a saúde de lado, mesmo quando eu sabia não estar bem.

Agora, infelizmente estou pagando caro por isso e por mais que eu esteja me cuidando agora, sei que terão muitas coisas que não vou conseguir voltar ao que era antes.

Que fique claro, esse não é um post com objetivo de receber "mensagens de melhora" nem nada. O objetivo é fazer com que vocês reflitam um pouco sobre a saúde de vocês.

Bình Luận